Menu
27ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe

Congressos do BB e da Caixa debatem papel dos bancos públicos

2024 abertura bancos publicos 7e2cc

Foto: Contraf.

Trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa de todo o país estão reunidos neta quarta-feira (5/6), em São Paulo, para debater o papel dos bancos públicos para a sociedade e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Com o tema “Juntos avançamos nas conquistas” a abertura conjunta, na noite de terça-feira (4), contemplou o 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), o 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, o 3º Congresso Nacional dos Funcionários do BNDES, o 16º Congresso dos Funcionários do Banco da Amazônia e o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

“Não estamos aqui somente discutindo uma campanha salarial, uma campanha nacional, mas também discutindo o papel e a importância dos bancos públicos, do Banco do Brasil, da Caixa, Banco do Nordeste, BASA, BNDES, Banrisul, Banpara, BRB, Banese, Banest, discutindo ferramentas que podem mudar a vida das pessoas para melhor”, garantiu Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, ao reafirmar o papel dos bancos públicos para o desenvolvimento econômico, com geração de emprego e renda e redução das desigualdades regionais. “As desigualdades que vemos na capital paulista, está também presente em todas as capitais do país e do mundo. E essa desigualdade cresceu por causa do capitalismo financeiro”, reforçou.

2024 abertura congresso dos publicos 2 b554b

Foto: Contraf

A CTB foi representada na abertura pelo secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que recordou o papel histórico da categoria bancária como exemplo de organização para outras áreas e enfatizou a necessidade de mobilização tanto online quanto nas ruas para enfrentar os desafios atuais. “Nesse momento, nós precisamos mais ainda ser o exemplo para o conjunto da classe trabalhadora. Se quisermos superar a situação que estamos vivendo em nosso país, temos que ir à luta, não só nas redes, mas também nas ruas”, afirmou. Emanoel defendeu a politização dos congressos dos bancos públicos para eleger representantes comprometidos com as pautas dos trabalhadores, visando melhorar o cenário político nacional. Além disso, alertou para os impactos da inteligência artificial no setor financeiro, que acelera a perda de empregos e afeta a saúde mental da categoria, destacando a importância de debater essas questões com a sociedade.

Após a abertura conjunta, os congressos do BB e da Caixa seguem de forma separada nesta quarta e quinta-feira (6), quando será definida a puta de reivindicações específicas em cada banco. Confira a programação de cada evento:

39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef)

39 conecef programacao b3a45

 

34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

34 cnfbb programacao 659ff

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar