Consulta sobre superávit da Previ vai até dia 15. FEEB-BA/SE indica voto Sim
O acordo do superávit beneficia 33.732 funcionários da ativa e 67.722 aposentados/pensionistas pertencentes ao plano 1 da Previ. Conforme o instrumento, está prevista destinação de aproximadamente R$ 7,5 bilhões da reserva especial aos associados, sendo que cada um deverá receber de imediato 2,4 benefícios. No caso dos benefícios temporários, o pagamento deverá ser feito enquanto durar a reserva, prevista para durar até seis anos.
Veja abaixo as conquistas do acordo:
1. Criação de um benefício temporário correspondente ao percentual de 20% sobre o complemento de aposentadoria ou pensão ou de 20% sobre o benefício projetado, para os funcionários da ativa.
2. Criação de um benefício mínimo temporário no valor correspondente à diferença entre 70% e 40% da Parcela Previ (PP).
3. Contabilização de dois fundos previdenciários de igual valor - um a favor dos associados e outro a favor do Banco do Brasil - constituídos pela reserva especial do Plano 1 apurada em dezembro de 2009, para posterior utilização.
4. Incorporação dos benefícios especiais criados em 2007, na destinação anterior da reserva especial - benefício especial de remuneração (aumento do teto de contribuição e benefício de 75% para 90%) e benefício especial de proporcionalidade.
5. Continuidade da suspensão de contribuições por mais três anos.
A partir de janeiro de 2011 será iniciado processo de negociação com o BB para debater a revisão do Plano 1, quando também estará em pauta o fim do voto de Minerva no Conselho Deliberativo.
Somente depois da consulta os benefícios temporários serão aprovados pelos órgãos competentes (Previ, BB, Ministérios do Planejamento e Fazenda e Superintendência Nacional da Previdência Complementar, a Previc) e implantados.
Acesse aqui O Espelho Nacional em pdf com todas as informações sobre o acordo e veja por que ele é vantajoso para 100% dos associados do Plano 1 - da ativa, aposentados e pensionistas.