CTB Bahia elege nova diretoria e aponta desafios para o futuro
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia (CTB Bahia) encerrou seu 6 Congresso Estadual na noite desta quarta-feira (6/8), com eleição da nova direção para os próximos quatro anos. Os 575 delegados e delegadas de toda a Bahia reelegeram a comerciária Rosa de Souza para presidenta, em uma demonstração de reconhecimento da boa gestão realizada no primeiro mandato.
Rosa destacou o feito da CTB ser a maior Central da Bahia e a segunda maior do Brasil, e apontou os desafios. "Vamos trabalhar a formação e a qualificação dos nossos dirigentes, realizar várias plenárias regionais, investir mais em comunicação. Teremos uma agenda dinâmica de atividades, com mobilização e ações para as mulheres, a juventude e a diversidade. Vamos fortalecer a unidade da CTB para fazer as lutas que se apresentam. Nossa Central vai dar sua contribuição nas eleições 2026, para reeleger o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, além de eleger deputados e senadores comprometidos com as nossas bandeiras, principalmente sindicalistas", enfatizou.
Bancário na vice-presidência
O ex-presidente da Federação da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, será o primeiro vice-presidente da CTB Bahia, mostrando a importância da categoria. “Eu vou exercer uma tarefa que foi designada por companheiros e companheiras e espero contribuir com o fortalecimento da CTB no estado da Bahia. Eu espero fazer um mandato em sintonia com a presidenta Rosa e com toda a diretoria. Entretanto, eu quero dizer que estarei também na luta sempre em defesa de todos os trabalhadores, especialmente os bancários e as bancárias”, ressaltou Hermelino Neto.
A direção da CTB Bahia será composta também por dirigentes de diversas categorias que compõe a central em todo o estado. Os bancários estarão representados por nove importantes lideranças: Hermelino Neto, Emanoel Souza, Ailton Araújo, Leonardo Viana, Rodrigo Cardoso, Fabiano Miranda, Jerônimo Silva, Eritan Machado e Aroldo Moreira.
A categoria particapou do Congresso com 75 lideranças sindicais de diversas regiões do estado.