Menu
Outubro Rosa 2022

CTB realiza Encontro Nacional de 24 a 26 de setembro

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB – realiza entre os dias 24 e 26 de setembro, em São Paulo, o II Encontro Nacional com a participação de cerca de 1.500 delegados sindicais de todo o país. Sergipe vai participar com 46 delegados eleitos no 2º Congresso Estadual, que aconteceu no dia 22 de agosto, no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

O evento de Sergipe reuniu cerca de 200 delegados de 28 sindicatos. Entre eles, os bancários, os gráficos,  motoristas, trabalhadores rurais e da área de saúde e funcionários públicos. O congresso contou também com a presença dos sindicalistas João Batista Lemos (secretário de Relações Adjunto Internacionais da CTB-Nacional) e Adilson Araújo (presidente da CTB Bahia).

Atualmente, a principal luta dos trabalhadores é a garantia do emprego, mas, durante os três dias de discussão, serão debatidas todas as teses defendidas pela Central, como plano de lutas e enfrentamento das conjunturas nacional e internacional. Com destaque os projetos de lei em tramitação na Câmara Federal, como redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, fim do Fator Previdenciário e Terceirização.

Segundo Edival Góes, presidente da CTB Sergipe, no congresso realizado aqui foi discutido conjuntura local, nacional e internacional, bem como foi apresentado o balanço da gestão, com o qual aprovamos o plano de lutas da CTB Nacional. Também foi aprovada uma moção de repúdio contra as fundações públicas de direito privado, implantadas no Estado pelo governador Marcelo Déda – PT.

“Avalio que o 2º Congresso Estadual da CTB foi um congresso vitorioso, pois contamos com a participação de delegados de vários sindicatos, os quais travaram um debate importante em torno da tese do Congresso Nacional da CTB, que será realizado em São Paulo", opina.

Para Edival, a realização do 2º Congresso também foi muito importante para o amadurecimento da categoria. "Nós, que compomos a CTB Sergipe, estamos muito satisfeitos com a delegação que será enviada para o Congresso Nacional, o que se configura como um crescimento muito significativo de nossa Central aqui em Sergipe”, avalia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar