Menu
redes sociais 2023

Defesa da soberania nacional marca abertura do 6º Congresso da CTB Bahia

6 congresso da ctb bahia a643b

Discursos potentes e firmes em defesa da soberania nacional e contra a guerra comercial dos Estados Unidos marcaram a abertura do 6º Congresso Estadual da CTB Bahia, nesta terça-feira (4/8), no SENAI CIMATEC, em Salvador. O ato político contou com a presença de representantes das outras centrais sindicais, partidos políticos e entidades dos movimentos sociais.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destacou o papel de Rosa de Souza e da CTB Bahia na construção da Central e no protagonismo das lutas populares. "O Congresso Nacional é aqui por conta dessa importância. O momento exige unidade classista para enfrentar a extrema direita. Esse é o momento de reafirmar nossa disposição de luta e o nosso compromisso do movimento sindical com o sucesso do governo Lula para vencermos as eleições em 2026. Vamos seguir nessa linha amplitude, que transformou a CTB na segunda maior central do Brasil", afirmou.

6 congresso ctb bahia adilson 8775f

Gratidão foi a palavra mais repetida no discurso da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza. "Gratidão aos nossos dirigentes por ajudarem a construir essa potência chamada CTB, graças ao empenho e a dedicação de cada um de vocês. Gratidão às coordenadoras e coordenadores regionais, secretárias e secretários, assessores e assessoras. Por construírem esse balanço positivo dessa gestão", frisou.

A dirigente resgatou a trajetória que teve dificuldades e muitos desafios. "Mantivemos a CTB protagonista nas lutas importantes da classe trabalhadora e do povo: na pandemia, pela vacina e pelo auxílio de 600 reais; contra o desgoverno Bolsonaro e os ataques aos direitos trabalhistas; e para garantir a vitória de lula em 2022 e na defesa da democracia. Tem sido assim no Plebiscito Popular e pela soberania nacional", pontuou.

6 congresso da ctb bahia rosa jpg a8f16

Rosa de Souza ressaltou a ação com autonomia para ajudar os governos de Jerônimo e Lula a implantarem políticas de desenvolvimento, valorização do trabalho, fortalecimento da agricultura familiar e valorização dos servidores públicos. "Assim, serão vitoriosos em 2026", disse entoando a palavra de ordem "CTB, a luta é pra valer".

Reconhecimento

Os convidados destacaram o papel da CTB, como o secretário do Trabalho da Bahia, Augustos Vasconcelos. "Sou fruto dessa luta classista e me orgulha representar o movimento sindical na Setre. A CTB tem papel importante na luta contra os ataques dos EUA e mostrar que a bandeira verde e amarela é de quem constrói o Brasil e não de quem bate continência para a bandeira americana. É hora de construir uma ordem multipolar por um mundo sem guerras e sem chantagens dos países ricos", enfatizou.

6 congresso da ctb bahia augusto jpg 10dd1

Falaram destacando a importância da CTB nas lutas da sociedade e a figura de Rosa de Souza na Presidência da Central, os deputados estaduais do PCdoB, Zó e Olívia Santana; deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal (ambos do PCdoB); vereadores Silvio Humberto (PSB), Hélio Ferreira e Aladilce Souza, ambos do PCdoB; secretária de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; superintendente da Seagri, Claudemir Nonato "Pig"; Jéssica Baiano, presidenta da UBM Bahia; Dra. Fátima Freire, superintendente regional do Trabalho; Lívia Ferreira (UNA-LGBT); Natan Oliveira (UJS); Geraldo Galindo, presidente do PCdoB Bahia.

O novo presidente da FETAG-BA, José Luiz, falou da sua primeira participação em um congresso da CTB e do desafio de assumir a Federação após o falecimento do ex-presidente João da Cruz. Representantes das centrais - Luciomar Machado (CUT), Emerson Gomes (Força Sindical), Mário Conceição (CSB) e Marcelo Carvalho (UGT) - reforçaram a luta unitária das organizações em defesa da soberania, da democracia e da ampliação dos direitos sociais e trabalhistas.

Fonte: CTB Bahia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar