Demandas da Bahia em pauta com o Itaú

O adiantamento emergencial dos licenciados, garantia de emprego para o funcionário que passa pelo programa de readaptação, autonomia para o médico do trabalho e os excessos na cobrança de metas foram amplamente debatidos, nesta quinta-feira (14/12), entre Sindicato dos Bancários da Bahia, Federação da Bahia e Sergipe e a direção do Itaú. A reunião foi solicitada pelas entidades representativas dos trabalhadores.
O debate foi longo, durante toda manhã, mas o resultado foi positivo, avaliam os diretores do SBBA e da Feeb. Sobre o parcelamento da dívida quando o adiantamento emergencial for indeferido, os bancários reivindicam que o débito não seja feito de uma única vez. Ao invés disso, comprometa apenas 30% da folha do funcionário. O Itaú ficou de analisar.
O Sindicato quer também garantia de emprego para quem passa pelo programa de readaptação e que a empresa assegure tratamento sem discriminação às pessoas com doença ocupacional. Os diretores cobraram ainda autonomia para o médico do trabalho em relação ao exame de retorno e, caso o profissional constate que o funcionário tem problema de saúde, possa solicitar a emissão do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho).
Sobre a postura dos gestores em relação à cobrança de metas na área comercial, o banco diz que tem melhorado a relação e está aberto para discutir com o Sindicato qualquer situação que caracteriza excesso. Os diretores reclamaram ainda do atraso do envio do DUT e pediram que o cadastramento de licença médica seja feito automaticamente.
Participaram da reunião, os diretores do Sindicato, Elias Lopes, Reinaldo Martins e Thalma Aquilino. Da Federação, o secretário-geral, Hermelino Neto, que destacou a importância do canal de diálogo e das demandas serem atendidas. Pelo banco, marcaram presença, os superintendentes de Relações Sindicais, Marco Aurélio e da área comercial, Jeferson Fuhr. Pela grande importância, as questões relacionadas à saúde serão debatidas em uma reunião específica no início de 2018.
Fonte: Seeb Bahia.

