Dia dos bancários nasceu de greve histórica

Comemorado no dia 28 de agosto, o Dia do Bancário tem origem em um momento de muita luta da categoria. Tudo começou em maio de 1951, quando os bancários decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria foi pela primeira vez unificada nacionalmente.
As principais reivindicações eram reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. As sucessivas tentativas de negociação fracassaram. Os bancários recusaram o dissídio coletivo e realizaram paralisações simbólicas. Os banqueiros acenaram com um reajuste em torno de 20%, mas os trabalhadores mantiveram sua pauta.
No dia 28 de agosto de 1951, em assembleia, os bancários decidiram pela greve, que foi duramente reprimida. Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. A decisão por greve deflagrada em 28 de agosto de 1951, acabou por eternizar a data em comemoração nacional da categoria bancária.
Hoje a luta dos bancários segue firme e muitas das conquistas atuais foram arrancadas com greves e muita mobilização. Por isso, é tão importante celebrar este dia, como forma de ratificar a importância da luta da categoria
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe parabeniza os bancários e bancárias do Brasil pelo seu dia!

