Emoção marca o lançamento do livro de Emanoel Souza
O auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador, ficou lotado na noite desta terça-feira (23/9), para o lançamento do livro “Histórias e Estórias do Movimento dos Empregados da Caixa”, de Emanoel Souza, dirigente sindical histórico da categoria bancária, militante de esquerda e diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
O evento foi marcado por muita emoção, com pessoas de diferentes segmentos do movimento sindical e social ressaltando a influência de Emanoel em sua trajetória política, bem como sua relevância para luta em defesa dos empregados da Caixa, da categoria bancária, da classe trabalhadora e dos direitos do povo brasileiro.
Os bancários presentes destacaram também a importância do livro, que apresenta um rico relato histórico sobre a construção do movimento dos empregados da Caixa, uma experiência única que ganha ainda mais relevância ao ser registrada neste momento de mudanças profundas no mundo do trabalho. Entre análises e depoimentos, o livro conta estórias bem-humoradas e inusitadas, que revelam o lado humano das lutas coletivas. O conteúdo é complementado por um valioso acervo de mais de 200 imagens.
“É um dia para dizer obrigado, obrigado e obrigado. Esse livro representa uma história que foi e ainda está sendo construída de forma coletiva. Eu sou apenas o contador da história e fico muito feliz de que tanta gente, que viveu esta história em momentos diferentes vieram me prestigiar”, agradeceu Emanoel Souza, para uma plateia repleta.
Entre os presentes estavam a presidente da Feebbase, Andréia Sabino; a presidente da AGCEF Bahia, Karem Guimarães; o presidente do Sindicato da Bahia, Elder Perez; o vice-presidente da APCEF Bahia, Alécio Alves; o diretor da AEA Carlos Escariz; a presidente da CTB Bahia, Rosa de Souza; o presidente do PCdoB Bahia, Geraldo Galindo, além de Ruth Serravale, filha de Rebeca Serravale, que foi uma das homenageadas por Emanoel no livro.