Federação e sindicatos se unem contra ataques do Santander
Desde que começou a atuar no país, que o Santander tenta burlar os direitos dos bancários brasileiros. Demissões, sobrecarga de trabalho, terceirização, contratações fraudulentas e práticas antissindicais são situações recorrentes no banco, que também prejudica os clientes com a redução da rede de agências. Para discutir formas de enfrentar a situação, dirigentes dos sindicatos da base e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se reuniram, nesta terça-feira (8/4), na sede do Sindicato da Bahia, em Salvador.
No encontro, foi discutido um calendário de lutas para ser implementados nas próximas semanas, para protestar contra a postura desrespeitosa do banco com os seus funcionários e a população em geral.
“Estamos somando esforços para combater os ataques do Santander. Faz tempo que esse gigante espanhol desrespeita o nosso pais, tira os direitos que foram conquistados com muita luta e suor dos bancários. Chega! Temos que mostrar para o Banqueiros que eles precisam cumprir as leis e respeitar os trabalhadores desse pais”, enfatizou a presidente da Federação, Andréia Sabino.
Para a vice-presidente da Federação e presidente do Sindicato de Camaçari, Thaise Mascarenhas, a reunião foi muito produtiva e mostrou uma união importantíssima. “A reunião contou com representantes de quase todos os sindicatos que compõem a Federação, além da representantes da COE e do Comando Nacional dos Bancários. A gente saiu de lá com datas e ações específicas de luta, então estamos fortalecendo o movimento para poder, estamos unindo forças, na verdade, para poder fazermos um movimento coeso e forte”, destacou.
O encontro contou com a participação da presidenta da Contraf, Juvandia Moreira; da coordenadora nacional da COE do Santander, Wanessa Queiroz; da presidente da Feebbase, Andréia Sabino; da vice-presidente, Thaíse Mascarenhas, e dos diretores Francisco André, Erivaldo Sales, Alan Gomes e José Antonio dos Santos, que coordena a COE Santander na Bahia e Sergipe.
Também participaram os presidentes dos sindicatos: Adilson de Azevedo (Sergipe), Ruelio Marques (Jacobina), Carlos Alberto Bezerra (Irecê), Elder Perez (Bahia), Eritan Machado (Feira de Santana), Eleandro Damas (Juazeiro) e Maribaldes da Purificação (vice-presidente) e Fabiano Miranda (Jequié e região), além do diretor do Sindicato da Bahia Adelmo Andrade, coordenador da COE Santander.