Menu
Vacina para os bancarios
-->

Feebbase e SBBA intensificam luta em defesa dos direitos dos bancários

2021 ato assedia moral itau ssa 9d007

Desde o início de 2019, os bancários enfrentam uma série de ameaças aos seus direitos. Muitas delas incluídas em Medidas Provisórias (MPs) editadas pelo Governo Bolsonaro. Na campanha salarial de 2020, a Fenaban também tentou retirar conquistas da categoria, que se manteve unida e, mesmo no momento adverso, conseguiu a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) por dois anos, com garantia de direitos e reajuste acima da inflação. Outra vitória importante foi a manutenção da gratificação semestral, tão ameaçada pelos bancos.

A pandemia aprofundou ainda mais os problemas, com adoecimentos, mortes por Covid, demissões e a ausência da categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI). Apesar dos novos desafios, o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação da Bahia e Sergipe seguem firmes na luta para defender os direitos dos trabalhadores.

As entidades participaram das negociações que conquistaram o direito ao teletrabalho, ajuda de custo para os trabalhadores em home office e a adoção de protocolos contra a covid-19 nos bancos.

Além disso, a Feebbase e o SBBA também desenvolvem um árduo trabalho local. Até o momento, foram dezenas de visitas às agências, para cobrar o cumprimento do protocolo contra a covid e várias manifestações para denunciar gestores truculentos que mesmo na pandemia, não pararam de assediar e adoecer os bancários.

A luta agora é pela vacinação da categoria. Para isso, as entidades já tiveram reuniões com o Ministério Público, prefeitos, secretários de saúde dos municípios e do estado da Bahia. Após intensa mobilização, conseguiram uma reunião com representantes do Governo Federal na próxima terça-feira (15/6), em Brasília, para debater a inclusão dos trabalhadores dos bancos no PNI.

A expectativa é que o debate sobre o tema avance e que o governo reconheça a necessidade da imunização prioritária para este segmento.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar