Feebbase e sindicatos cobram informações da GEPES sobre reestruturação no BB

Dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e dos sindicatos da Bahia e Vitória da Conquista se reuniram com o gerente geral da GEPES do Banco do Brasil II, Gutierre Santiago, nesta quarta-feira (28/01), para cobrar mais informações sobre a reestruturação anunciada pelo banco na terça-feira (27). O objetivo era saber como as mudanças vão afetar os trabalhadores dos dois estados.
Durante o encontro, o representante do BB disse aos dirigentes sindicais que essas mudanças fazem parte da nova estratégia do banco e que algumas oportunidades serão criadas porque, segundo ele, ao todo, serão criadas 1100 vagas comissionadas. Ressaltou que nas agências nível F serão criadas 75 vagas para que essas agências passem a ter 2 comissionados.
“Ele assegurou a criação de novas funções de gerência média para as unidades que perderam algumas dessas funções. Disse também, que o funcionário que é comissionado vai ter exclusividade para permanecer nessa vaga, ou seja, o banco nos tranquilizou, dizendo que todas as situações serão cuidadosamente analisadas, para que nenhum funcionário perca essa oportunidade. Mas, o movimento sindical olha isso com bastante preocupação, porque essa oportunidade pode ser numa agência distante da cidade dele, longe da família. Então, a intenção da nossa visita à GEPES foi deixar claro para o banco, que nós ficaremos atentos a toda essa movimentação”, informou a presidente da Feebbase, Andréia Sabino.
Outra reclamação dos sindicatos é que a reestruturação mexe na quantidade de funcionários de várias agências, retirando vagas de umas e aumentando em outras, criando excedentes e gerando preocupações quanto ao risco de movimentações compulsórias. “A maior preocupação do movimento sindical é justamente com aquele funcionário não comissionado, que pode perder essa vaga e pode ser transferido para uma agência mais longe. Então, a nossa cobrança ao banco foi que isso não aconteça, pois nós estaremos atentos a cada situação”, acrescentou Andréia.
Participaram também da reunião, o diretor do Sindicato de Vitória da Conquista e funcionário do BB, Leonardo Viana; o presidente do Sindicato da Bahia, Elder Perez, e os diretores Jussara Barbosa, Sérgio Matos e Jaílson Paixão.
Os dirigentes reclamaram da forma como o programa foi apresentado, sem negociação prévia com o movimento sindical, que foi simplesmente informado sobre as mudanças, que vai impactar na vida de milhares de funcionários do BB em todo o Brasil.
A orientação da Feebbase e dos sindicatos é para que os bancários acessem todas as informações sobre o programa disponibilizadas pelo banco e, se tiver dúvida, entre em contato com o sindicato de sua cidade, antes de aderir a qualquer proposta do banco.
Criação de vagas e mudanças
O Banco do Brasil anunciou na terça-feira (27) um conjunto de mudanças na rede de atendimento, com foco no fortalecimento do atendimento consultivo e especializado aos clientes. Após estudo de dimensionamento das equipes em todo o país, serão criadas mais de 1.100 funções comissionadas em localidades estratégicas e em segmentos com alto potencial de crescimento. Entre as mudanças está o acionamento de Especialistas em Atendimento e Negócios em cerca de 700 Lojas BB que não contam com gerência média, garantindo que 100% das unidades passem a ter ao menos dois comissionados.
Além disso, 15 unidades de negócios serão transformadas em rede especializada, com abertura de novos pontos estratégicos e movimentação de equipes para melhor atender demandas futuras. As principais áreas que receberão reforço de pessoal incluem: Gestão do cliente investidor (PF, PJ, High Estilo e Geinv); Private Investidor e Megaprodutor; Expansão de Carteiras Agro e Agro Assistido; Carteira Digital Setor Público;Agência Digital PJ; Gerag e Gcash Atacado.
O banco informou ainda que as movimentações considerarão o fluxo de atendimento presencial e a demanda por especialização em cada localidade. Segundo a instituição, haverá oportunidades suficientes de lateralidade ou ascensão no mesmo município para os comissionados que eventualmente fiquem em excesso em unidades com ajustes de quadro.

