Menu
redes sociais 2023

Itaú fecha agências e prejudica bancários e clientes

ato itau ssa 8e1f9

O Itaú continua colocando o lucro acima dos interesses de clientes e funcionários. O maior banco privado do Brasil fechou cerca de 250 agências nos últimos 10 anos, deixando populações inteiras sem acesso ao atendimento presencial e humanizando, principalmente em pequenas cidades do interior do país.

Na Bahia, a situação não é diferente. Foram 14 agências do Itaú fechadas no estado apenas entre janeiro e novembro de 2025, segundo dados compilados pelo Sindicato dos Bancários da Bahia. Desde 2016, o banco já encerrou as atividades de 50 unidades no estado, sem se importar com os impactos disso para a população. Afinal, o fechamento de uma agência provoca grande transtornos e prejuízos para clientes, que precisam percorrer grandes distâncias para realizar serviços básicos.

Os bancários também são prejudicados. Muitos perdem o emprego e os que ficam, sofrem com a sobrecarga de trabalho, o assédio e tarefa de atenderem um número cada vez maior de clientes, que superlotam as agências que sobram. Além de tudo isso, ainda são pressionados a cumprirem metas cada vez maiores.

A situação tem sido denunciada constantemente pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e os sindicatos filiados, que realizam manifestações constantes nas agências, para chamar a atenção da sociedade para o problema. As entidades sindicais têm buscado também a ajuda do parlamento e de outros setores da sociedade para resolver a questão. Em 2025, foram realizadas audiências públicas na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa da Bahia e também em câmaras de vereadores de diversas cidades sobre o tema. A prática desrespeitosa dos bancos também foi denunciada ao Procon Bahia.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar