Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Mobilizações em defesa do Saúde Caixa tomam as ruas em todo o país

caixamobilizacao cc5f6

Esta terça-feira (17) foi marcada por mobilizações em agências e departamentos da Caixa Econômica Federal em todo o Brasil. O Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa reuniu trabalhadores e entidades sindicais em ações presenciais e virtuais contra o aumento das mensalidades do plano de saúde. A reivindicação principal é reajuste zero, além de melhorias na rede credenciada e no atendimento aos usuários.

Durante o dia, houve distribuição e leitura de uma Carta Aberta à Caixa, fixada em unidades da empresa, denunciando a tentativa de repassar cada vez mais custos do plano para os beneficiários. À noite, será realizada uma live com o objetivo de aprofundar o debate sobre os ataques ao modelo solidário do Saúde Caixa.

"Sabemos que a luta não é fácil, já foram várias rodadas de negociações, várias tentativas discussões mas temos que exigir que a Caixa cumpra a sua responsabilidade e cuide da saúde dos seus funcionários.", disse Andreia Sabino presidenta da FEEBBASE. 

A mobilização contou com a participação de diversas federações e sindicatos de bancários de diferentes regiões do país, inclusive da Bahia e de Sergipe.

Carta denuncia retirada de direitos

A Carta Aberta alerta que o Saúde Caixa, historicamente baseado em um modelo solidário e equilibrado, vem sendo desmontado nos últimos anos. O texto critica o argumento da direção do banco, que justifica o repasse de custos com base em um teto de 6,5% da folha de pagamento. Segundo a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), esse teto é uma decisão interna da própria empresa e não tem amparo legal, já que a resolução nº 52 da CGPAR autoriza o custeio de até 70% por parte do banco, percentual previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A carta também denuncia os problemas enfrentados pelos usuários, como a demora no reembolso, falhas no atendimento centralizado e dificuldades com a rede credenciada.

A mobilização nacional deixou claro que o modelo de saúde dos bancários da Caixa precisa ser respeitado e valorizado. A luta é pela manutenção dos direitos e por um plano justo, acessível e eficiente.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar