Menu
redes sociais 2023

Mulheres marcham contra o feminicídio em Salvador

14.12.25 ato contra o feminicidio ssa 8c616

Com cartazes e faixas, milhares de pessoas realizaram um protesto contra o feminicídio na Orla de Salvador, neste domingo (14/12). A marcha "Mulheres Vivas" saiu do Cristo e seguiu até o Farol da Barra, entoando gritos de protesto contra a violência de gênero que vem tirando a vida de meninas e mulheres brasileiras. A CTB Bahia e vários sindicatos filiados reforçaram a atividade em Salvador.

O ato deste domingo é parte de uma mobilização nacional para denunciar o número alarmante de femincídios na Bahia e no Brasil. O objetivo é fazer a sociedade refletir e mudar a situação.

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública indicam que, entre janeiro e 8 de dezembro de 2025, foram registrados 97 feminicídios na Bahia. No Brasil, foram 1.180 feminicídios no mesmo período, são 4 mulheres mortas por dia. Um absurdo!

Em 2024, foram 1.459 registros (quase 4 mulheres assassinadas por dia). Cerca de 3,7 milhões de mulheres sofreram um ou mais episódios de violência nos últimos 12 meses. O Ligue 180 realiza quase 3 mil atendimentos diários.

Cerca de 87% das mulheres negras sofreram agressões psicológicas, 78% físicas e 25% sexuais. Nos últimos 12 meses, 18% foram alvo de falsas acusações, 17% viveram episódios de gritaria ou quebra de objetos, 16% foram insultadas, 16% humilhadas e 10% ameaçadas. (Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher Negra, do DataSenado e Nexus, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar