Menu
redes sociais 2023

Mulheres trabalham mais e ganham menos

mulher desempregada 24fd5

Mesmo no século XXI, com tantos avanços, a inserção da mulher no mercado de trabalho ainda é um desafio. E, quando finalmente estão inseridas, apesar de trabalhar e estudar mais, ganham menos.

Essa é a realidade de muitas mulheres brasileiras. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no último trimestre de 2019 a taxa de desocupação entre as mulheres na Bahia chegou a 19,5%. Entre os homens esse número caiu para 13,9%. Em Sergipe, 17,3% das mulheres estavam desempregadas nessa mesmo período, esse número entre os homens diminuiu para 12,7%.

E os dados que comprovam a realidade machista não param por aí. A cada 10 diretores e gerentes de empresa, apenas 4 eram mulheres e elas recebiam 29% menos que os homens, segundo a Dieese sobre o 4º trimestre de 2019. Isso também ocorre com as aposentadas, que recebem 17% menos que que os homens.

Essa é uma das muitas dificuldades enfrentadas por mulheres apenas por serem mulheres e esse problema vem de uma sociedade machista que enxerga a mulher com o valor inferior ao do homem. Mulheres diariamente são testadas e precisam provar que são capazes de exercer certo cargo ou aceitar uma posição.

É necessário devolver às mulheres o seu local de fala, incluir a figura feminina em debate e discussões, coloca-las em posições de liderança e criar situações de novas oportunidades.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar