Negociação sobre promoção por mérito na Caixa será na segunda-feira
O Grupo de Trabalho (GT) sobre Promoção por Mérito da Caixa volata a se reunir na segunda-feira (2/12), para dar continuidade aos debates sobre as regras e critérios para o pagamento dos "deltas", como são chamadas as remunerações adicionais que são pagas conforme a evolução na carreira.
Na última reunião, realizada no dia 11 de novembro, o banco apresentou uma proposta com seis itens para que os empregados consigam o 1º delta: Certificação Agir Certo Sempre (2023) ou Agir Certo Caixa (2024); Certificação Cultura Digital; 1 curso finalizado no Coursera; 1 curso em andamento ou finalizado no Busuu (plataforma para aprendizado de línguas estrangeiras); 1 curso de iniciativa pessoal na Universidade Caixa; além da participação em 1 ação do Programa Qualidade de Vida. Essa ação poderá ser desde imunização na campanha de vacinação antigripal, convênio com Gympass ativo no plano gratuito, até participação no Programa de Nutrição e Hábitos Saudáveis ou cadastro no aplicativo Caixa em Movimento.
Para ser elegível ao 2º delta, a Caixa propôs que o empregado terá que ter, pelo menos, 300 dias do ano atuando em unidade com nota final 100 no Resultado.Caixa, sendo que o 2º delta será distribuído para 20% dos que ganharem o 1º delta.
Os representantes dos bancários rejeitaram a proposta, devido o curto para o cumprimento das exigências, e reafirmaram a reivindicação de que o 1º delta seja distribuído de forma linear entre os empregados, além da definição de critérios mais justos para o 2º delta.
Outra exigência dos trabalhadores é volta do pagamento do 2º delta, o que não aconteceu nos últimos dois anos, além a utilização integral do 1% do orçamento previsto para as pessoas contempladas tanto com o 1º quanto com o 2º delta.
Caixas e tesoureiros
A Caixa também remarcou para a segunda-feira (2), às 16h, a rodada de negociação com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) sobre as questões envolvendo caixas e tesoureiros. A reunião aconteceria no dia 25 de novembro, mas foi adiada.
A expecativa da CEE é de que o banco traga uma resposta sobre a contraproposta apresentada na reunião do último dia 19.