Pressão dos bancários do HSBC arranca avanços do Bradesco
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (10/11), em São Paulo, os ex-funcionários do HSBC conseguiram avanços importantes na relação com o Bradesco. Depois de muita pressão da Comissão de Organização dos Empregados (COE), o Bradesco sinalizou que vai continuar pagando o auxílio educação aos bancários oriundos do HSBC até o final do curso e não apenas até o final do ano, como havia dito antes.

O banco informou também que voltará a cobrar no plano de saúde dos aposentados os valores anteriormente praticados pelo HSBC. Os benificiários poderão optar por sacar o valor; manter congelado da forma que está, sem contribuir; manter o plano e continuar contribuindo individualmente; iniciar a concessão da complementariedade, caso os critérios estejam preenchidos ou aportar os valores para uma conta individual e voluntária, além da adesão a qualquer tempo da previdência dos funcionários do Bradesco 5x4.
Sobre os vales alimentação e refeição, o Bradesco ficou de estudar uma forma de flexibilizar os valores entre eles. Houve avanços também na questão do crédito consignado, com a volta do modelo praticado pelo HSBC, com juros bem abaixo dos praticados anteriormente pelo Bradesco. As mudanças nos planos médico e ortodôntico dos funcionários do HSBC permanecem, mas os casos que tiverem em tratamento, o banco vai resolver caso a caso.
Outro assunto debatido foi o caos motivado pela transição das agências do HSBC para o Bradesco. Em relação às agências madrinhas, que emprestam funcionários do Bradesco para as agências incorporadas, o banco se comprometeu a olhar os casos e prorrogar as situações onde necessite. Os sindicatos também poderão indicar agências em que veja a necessidade da prorrogação.
A COE criticou ainda a cobrança de metas mesmo no momento de transição em que os bancários ainda não estão familiarizados com o sistema do Bradesco e o banco informou que irá ponderar todos os casos.
“Conseguimos avanços, mas vamos continuar lutando para agregar novas conquistas. Percebemos que o diálogo com o banco está melhorando e isto é muito importante para os trabalhadores“, comemorou o diretor de Comunicação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e ex-funcionário do HSBC, Wagner Soares, que participou da negociação em São Paulo.

