Menu
redes sociais 2023

Projeto amplia segurança bancária na Bahia

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na última terça-feira (10), por unanimidade, o projeto de lei nº 19.064/2011, de autoria do deputado Álvaro Gomes (PCdoB), que dispõe sobre segurança bancária. O PL obriga as instituições bancárias e financeiras estabelecidas no Estado a adotarem normas de segurança à clientela. 

1181 lvaro Gomes 2a

A proposição do comunista prevê a instalação nas agências bancárias de painel de material opaco, visando garantir o atendimento do cliente em espaço reservado. Assim como de divisórias individualizadas em caixas e terminais eletrônicos que impeçam que as pessoas nas filas visualizem a tela e o teclado quando outro cliente estiver utilizando o aparelho. 

Buscando a segurança da sociedade, o projeto exige ainda das instituições bancárias e financeiras a manutenção de câmeras de vídeo, com vista a assegurar o monitoramento de toda a agência, inclusive de suas áreas externas. O projeto obriga também aos bancos a instalar vidros blindados nas fachadas externas de agências e postos de atendimento, além de portas giratórias com detector de metal antes do autoatendimento.

“É importante que o legislativo aprove leis que venham garantir a adoção de medidas para assegurar a segurança do usuário do serviço bancário na Bahia”, destaca Álvaro Gomes. Ele ressalta o crescimento no número de assaltos a banco, sobretudo na modalidade saidinha bancária.

Bahia Todo Dia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar