Menu
redes sociais 2023

Propostas para nova comunicação marcam Conferência Livre em Sergipe

A Conferência Livre de Comunicação, em Aracaju, prosseguiu na tarde da última sexta-feira, dia 6, com diversas rodas de discussão divididas nos três eixos que a fundamentaram: Cidadania, Produção de Conteúdo e Meios de Distribuição. As discussões culminaram com a realização de uma plenária, onde foram reunidas todas as proposições concebidas durante os debates - incluindo apontamentos contrários. As propostas serão discutidas com nível maior de aprofundamento durante a Conferência Estadual de Comunicação (Conecom).

Entre as sugestões apresentadas constaram o financiamento público para rádios e TVs comunitárias; aviso permanente de edital para abertura de rádios comunitárias; a difusão do projeto ‘Mídia Jovem', da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), para escolas; a criação de jornais e rádios-escola para instituições de ensino; a expansão do sinal do sistema Aperipê; a criação de um espaço na mídia para que a sociedade civil possa divulgar suas demandas; a criação de um conselho para o sistema público de comunicação com participação majoritária da sociedade civil. A relação completa dos encaminhamentos desenvolvidos na plenária da Conferência Livre será disponibilizada pela comissão organizadora no site da Conecom. (http://www.conecomse.org.br/)

Experiência proveitosa - Após o evento, diversos participantes ressaltaram a importância da Conferência Livre de Comunicação. Para o rapper e apresentador de Tv Anderson Passos, a abertura do tema para a sociedade civil sempre foi algo necessário. "Só conseguiremos avançar quando reunirmos todos para tentar formular alternativas para a comunicação. Se a população peca pela falta de conhecimento na hora de discutir o tema, isso é o próprio reflexo de como os meios de comunicação tratam a questão da informação no país. No final, nossas impressões contribuirão para o surgimento de uma nova ordem no sistema de comunicação do país", disse.

Anderson também mostrou-se otimista diante das conseqüências que todo o processo de reflexão poderá trazer. "As conferências que tem acontecido para áreas como esporte ou segurança têm promovido melhorias em cada uma delas. E acho que não será diferente com a comunicação". O radialista Gilmar Oliveira, por sua vez, exaltou a oportunidade do debate. "Avalio essa experiência como muito boa. Esperamos que ainda mais entidades participem da Conferência Estadual, pois será nossa chance de colocar nossas opiniões a respeito de uma nova comunicação".

Já Max Pereira, representante da Telebrasil, ressaltou a dinâmica das discussões. "Os debates em grupo foram muito elucidativos. É sensível que os participantes estão realmente interessados e querem contribuir com o processo". Ainda pare ele, o caráter preparatório da Conferência Livre garantirá que a Conferência Estadual seja ainda mais ampla e contributiva com novos paradigmas para a comunicação. "É fundamental que se discuta a objetividade das discussões, das plenárias e até mesmo o formato das apresentações de forma prévia. Uma etapa assim nos dá a segurança de que a Conferência Estadual de Comunicação será ainda melhor".

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar