Menu
Outubro Rosa 2022

Ranking de juros do BC mostra diferença entre bancos

O ranking de juros bancários de consulta facilitada que o Banco Central (BC) divulga a partir desta quinta-feira no seu site evidencia que o crédito pessoal pode custar de 1% a 25% ao mês, dependendo da instituição em que consumidor tome o empréstimo. A cobrança pelo cheque especial, por sua vez, varia de 2% a 10% no período.

 

São estas informações de fáceis consultas pelo usuário que a instituição pretende usar como novo instrumento para pressionar pela queda dos spreads, diferença entre o custo de captação do bancos e os juros cobrados dos consumidores. A medida busca aumentar a competitividade do setor bancário, possibilitando ao cidadão comum comparar as taxas das instituições financeiras antes de negociar onde vai tomar empréstimo.

  

A informação já estava disponível no site, mas com pouca visibilidade e de maneira aprofundada. As tabelas foram simplificadas, apresentando os valores de serviços mais demandados, como crédito pessoal e aquisição de veículos para pessoas físicas, e capital de giro e descontos de duplicatas para pessoas jurídicas. Clique aqui e confira as novas tabelas.

 

A partir das tabelas reformuladas do BC, que são atualizadas semanalmente, observa-se que as maiores diferenças entre as taxas de juros cobradas estão na modalidade crédito pessoal. Os bancos Société Générale e o Barigui têm os menores juros para pessoas físicas, 1,02% e 1,69% por mês, respectivamente. No outro extremo estão os bancos Carrefour e a Crefisa, que tem taxas mensais de 25,14% e 25,44%.

 

Para o cheque especial, os bancos Cruzeiro do Sul e Votorantim são aqueles que cobram os valores mais baixos para pessoas físicas: 1,97% e 2,01% por mês, respectivamente. No fim da lista, com as cobranças mais altas para este tipo de crédito, estão o HSBC e o Schain, com juros de 10,02% e 10,13% mês.

 

Já as menores diferenças entre instituições são encontradas quando o assunto é financiamento para a compra de veículos. O banco GMAC (da montadora GM) e o CFI (da Renault) tem os menores juros: 1,49% e 1,66% ao mês. As maiores taxas são cobradas pelo Cifra e Barigui, de 4,87% e 5,27%.

 

Para a modalidade aquisição bens, os bancos Volkswagen e o Ourinvest têm os menores juros, de 0,66% e 1,01%, respectivamente. As maiores taxas mensais são cobradas pelo IBI (da rede de lojas de roupas C&A) e pelo Itaucred, de 10,18% e 11,5%.

 

Fonte: O Globo

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar