Menu
redes sociais 2023

Saúde e condições de trabalho em negociação com a Fenaban nesta sexta

card adoecimento 4cafc

O Comando Nacional dos Bancários se reúne com a Fenaban nesta sexta-feira, às 10h, para mais uma rodada da mesa permanente de negociação sobre saúde e condições de trabalho. Estes são assuntos de grande relevância para a categoria, que sofre com altos índices de adoecimento físico e mental.

Na reunião, o Comando vai cobrar propostas concretas dos bancos para garantir melhores condições de trabalho para evitar o adoecimento dos bancários. Segundo informações da plataforma Smartlab, com base em registros do INSS, somente em 2024 foram registrados 168,7 mil afastamentos acidentários no país. Destes, 2,81% ocorreram na categoria bancária. Já os afastamentos previdenciários somaram quase 2,2 milhões, sendo 1,12% de bancários — o equivalente a 24.079 ocorrências.

Mais do que os números absolutos, chama atenção o tipo de adoecimento que afasta esses profissionais: as doenças mentais e comportamentais já são a principal causa de afastamento entre bancários. Em 2024, elas representaram: 55,9% dos afastamentos acidentários e 51,8% do total de afastamentos previdenciários na categoria.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar