Menu
redes sociais 2023

Saúde mental e Convergente na negociação com o BNB

4.6 negociacao bnb fa25c

A Comissão Nacional dos Funcionários e a direção do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) se reuniram na quarta-feira (4/6), em Fortaleza (CE), para dar continuidade aos debates da mesa permanente de negociação das demandas dos trabalhadores. Saúde mental, campanha de vacinação e programa Convergente foram alguns dos temas discutidos no encontro.

A reunião começou com o BNB apresentando respostas às reivindicações apresentadas nas últimas rodadas de negociação.

O BNB apresentou as medidas adotadas para cuidar da saúde mental dos funcionários, inclusive trazendo adequações à NR-1, como aplicação de pesquisa através do método HSE (Health, Safety and Environmental – Saúde, Segurança e Meio Ambiente, em português). Segundo o banco, essas medidas, tomadas até antes das exigências da nova norma reguladora, servem para balizar ações em prol de um ambiente saudável e acolhedor, buscando melhorias nos cuidados sobre saúde mental. O banco informou ainda que tem levantamentos sobre as principais causas de afastamentos, que hoje são os transtornos mentais, e dispõe de programas de apoio psicológico (De Bem Com Você Mesmo e De Bem Com o Trabalho).

O BNB informou também que, além dos programas já existentes, disponibilizou atendimento psicológico presencial em Fortaleza, Recife, Salvador e São Luís, e um novo serviço on-line com foco na saúde mental, o Zenklub, que dispõe de avaliação e acompanhamento com psicólogos, testes, vários conteúdos importantes, videoaulas de meditação, exercícios, criação de planos de cuidados personalizados e muito mais. O serviço já está disponível para todos os funcionários.

Ainda na área da saúde, o banco informou que a vacinação do quadro funcional está em fase de conclusão e que realizou, recentemente, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), na Direção Geral, com atenção à saúde mental dos funcionários.

Convergente

Diante de sucessivas reivindicações da CNFBNB por melhorias e reformulações no sistema Convergente, o banco disse que está contratando um novo sistema para avaliação de desempenho que vai permitir mais ajustes, com sistemática mais simples e dinâmica. O novo programa está em fase de testes em alguns ambientes da Direção Geral e a expectativa é que, a partir do segundo semestre, a ferramenta esteja pronta para testes nas agências, para ser implementado em todo o banco no ano que vem.

A Comissão Nacional destacou que a maioria dos questionamentos dos funcionários diz respeito à avaliação de desempenho individual, principalmente nas centrais, e isso precisa ser revisto urgentemente. O BNB informou que está trabalhando para que não haja prejuízos nas avaliações dos funcionários.

PDV, Plano BD e novo PCR

A Comissão cobrou um prazo para uma proposta sobre o Programa de Demissão Voluntária (PDV). O banco informou que a questão está sendo analisada no Ministério da Fazendo para, em seguida, ser enviada à SEST, mas que não há ainda uma previsão para a conclusão desse processo.

Sobre o Plano BD, o BNB segue afirmando que a questão só será tratada posteriormente, após conclusão da questão do PDV, mas prevê que esse trâmite de avaliação nas instâncias governamentais deve ser bem maior do que o processo do PDV, pois além de ser avaliado pelo Ministério da Fazenda e pela Sest, ainda tem que ser aprovado pela Previc.

O banco disse ainda que a proposta de novo PCR só deve ser avaliada após a finalização do processo do PDV.

Outros temas

O BNB apresentou devolutivas também para outras demandas. O BNB disse que está avaliando o fornecimento de celulares corporativos para gerentes de relacionamento; está em processo para contratação de uma empresa para realizar as manutenções nos prédios onde funcionam várias unidades; e que vai pagar em dinheiro o vale transporte para áreas sem transporte público.

O banco informou também que vem tomando novas providências para inclusão e que, recentemente, implementou um canal para autistas, através da plataforma Alô. O banco pretende ainda lançar, em breve, uma cartilha com direitos, legislação, entre outros temas, voltada para esse público.

A CNFBNB cobrou que uma política sobre a redução da Redução jornada de pais PCDs em períodos de substituição; que o banco adote o abono do dia 31 de dezembro de forma permanente; que o valor das diárias em adições seja mantido o mesmo após os 60 dias iniciais; e que o banco crie estruturas de apoio aos Gerentes de Relacionamento para que eles possam desenvolver suas funções de forma mais eficiente.

Uma nova rodada da mesa permanente de negociação deve acontecer no dia 3 de julho, na sede do BNB, no Passaré, em Fortaleza (CE).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar