Sindicato da Bahia intensifica mobilização
Nesta quinta-feira (09/08), as agências do Comércio foram percorridas pelos dirigentes do SBBA. Até o momento, 30 unidades já receberam os sindicalistas. Durante a manhã, clientes e funcionários ouviram atentamente as orientações.
Dentre as principais reivindicações, o reajuste salarial de 10,25% (5% de aumento real mais a inflação projetada de 5%), mais contratações, para diminuir a sobrecarga de trabalho, e um piso maior (R$ 2.416,38).
O diretor da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Antônio dos Santos, chamou atenção para a enrolação e falta de compromisso da Fenaban durante as primeiras negociações e convocou os empregados para a mobilização. "Se a Fenaban não se dispuser a atender as reivindicações da categoria, vamos entrar em greve", afirmou.
Para a diretora Rosana Paraíso, a saúde e segurança dos bancários merecem destaque. "Devido aos assaltos e sequestros, o índice de adoecimento aumentou, sobretudo, as doenças psíquicas", alerta. Além disso, as metas e busca incessante pelo aumento dos lucros incentivam o assédio moral, que contribui diretamente para problemas como estresse e depressão.
As campanhas salariais buscam não só melhorias para a categoria. Os benefícios visam atingir toda a sociedade. Os juros e as tarifas bancárias são extremamente altas, que ocasionam endividamento dos consumidores. Por isso, a redução das taxas também faz parte da minuta.
SEEB-BA

