Menu
redes sociais 2023

Terceirização nos bancos será tema de audiência pública na ALBA

visita alba audiencia santander 7d663

Terceirização nos bancos e precarização dos direitos trabalhistas será o tema da Audiência Pública, que a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizará no próximo dia 15 de agosto. O evento será às 10h, no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, em Salvador.

Proposta pelo deputado Bobô (PCdoB), a audiência está sendo articulada pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e o Sindicato dos Bancários da Bahia, como forma de denunciar o processo de fechamento de agências, terceirização e precarização do trabalho pelas instituições financeiras. Isso tem comprometido os direitos dos trabalhadores e o serviço prestado à população.

Um dos principais focos da denúncia é o Santander, que tem histórico de contratações fraudulentas dentro do próprio conglomerado do banco espanhol. Nos últimos cinco anos, o Santander criou ou adquiriu mais de 30 empresas, que têm contratado trabalhadores para exercer funções típicas da atividade bancária, como a venda de produtos financeiros, mas sem que esses profissionais sejam reconhecidos como bancários.

A terceirização interna adotada pelo Santander também está ligada ao fechamento de agências físicas. De acordo com dados das entidades sindicais, mais de 450 unidades do banco espanhol foram encerradas nos últimos três anos em todo o país, especialmente em regiões do interior.

“Na audiência, vamos abordar a questão da lucratividade do banco em relação ao fechamento de agências bancárias e das demissões, que vem ocorrendo dentro do Santander. Vamos também ampliar essa discussão para outros bancos”, ressaltou o diretor da Feebbase José Antônio dos Santos, que integra a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.

vista setre audiencia santander 62fdc

As audiências públicas para denunciar o Santander vem ocorrendo em assembleias legislativas e câmaras de vereadores em todo o país. O movimento sindical conseguiu também realizar uma audiência na Câmara dos Deputados Federais no início de julho.

Na Bahia, dirigentes da Feebbase e do Sindicato da Bahia tiveram reuniões com o deputado Bobô, com a presidenta da ALBA, Ivana Bastos, e outros parlamentares para falar sobre a importância do tema. Eles contaram também com o apoio do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia, Augusto Vasconcelos, para articular a demanda junto à ALBA.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar