Últimos dias para participar do Censo do Diversidade

O 4º Censo da Diversidade no setor bancário está em sua fase final e recebe respostas até quinta-feira (30/10). A pesquisa será conduzida pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert) e poderá ser respondida por um link ou QR Code, que está sendo divulgado internamente por cada banco entre os seus funcionários. Todos os bancários e bancárias podem responder pela intranet do seu banco, com segurança e sigilo garantidos.
A participação de todos no Censo é essencial para traçar um perfil da categoria, otimizando assim as pautas e propostas negociadas com os bancos.
Os censos anteriores, que foram realizados em 2008, 2014 e 2019, permitiram comprovar desigualdades salariais e de oportunidades para mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas da comunidade LGBTQIA+. A partir destes dados, o movimento sindical reivindicou ações dos bancos para resolver estas questões.
Ao todo, 35 bancos aderiram à pesquisa, contemplando todos os empregados CLT ativos até 31 de agosto, além de estagiários e aprendizes em alguns casos, totalizando cerca de 405 mil trabalhadores e 5 mil estagiários/aprendizes. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), essa base representa 93% da força de trabalho do setor.
Participe do 4º Censo da Diversidade e ajude o movimento sindical a construir pautas de reivindicações que atendam a todos os trabalhadores. Para mais informações ou para tirar dúvidas, os trabalhadores podem acessar o site: www.censo.diversidade.org.br .

