Menu
redes sociais 2023

Vigilantes entram em greve em Salvador

Bancários só podem desempenhar as funções com segurança. Para valer essa proteção, segundo a lei federal de nº 7.102/83, é necessária a presença de, no mínimo, dois vigilantes em cada agência. Portanto, durante a greve da categoria, que iniciou nesta terça-feira (26/02), as unidades bancárias devem ficar fechadas.

A paralisação por tempo indeterminado acontece porque algumas empresas de vigilância não estão pagando o adicional de periculosidade de 30%, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff recentemente. O Sindicato da Bahia apoia a luta dos trabalhadores e reafirma que as agências devem ficar de portas fechadas até que a greve acabe.

 

A entidade lembra que as unidades são inseguras, fato que contribui para o aumento dos ataques em todo o país e, sem vigilantes, as agências ficam ainda mais vulneráveis. Portanto, se o banco insistir em manter as portas abertas será responsabilizado por qualquer ocorrência que venha acontecer.

Bancos e multas - No ano passado, a Polícia Federal multou 13 bancos em R$ 3,557 milhões por descumprimento da lei federal de segurança. Entre as principais irregularidades cometidas pelas organizações financeiras destaca-se o número insuficiente de vigilantes nas unidades bancárias.


SEEB-BA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar