Feebbase e sindicato acionam o Procon contra fechamento de agências na Bahia
Dirigentes da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e do Sindicato da Bahia se reuniram com representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), nesta terça-feira (23/9), em Salvador, para denunciar o fechamento de agências do Bradesco, Itaú e Santander em todo o estado.
No encontro, os dirigentes sindicais apresentaram os dados sobre o número de agências encerradas na Bahia e o número de clientes que ficaram sem atendimento, principalmente em cidades do interior do estado, onde o único posto de atendimento bancário foi fechado.
Em outubro de 2023, o Bradesco, Itaú e Santander tinham juntos 317 agências na Bahia. Este número foi reduzido para 280 em dezembro de 2024 e chegou a 250 unidades em agosto de 2025. Neste período foram fechadas 67 agências, sendo 30 apenas até agosto deste ano. Uma redução de 21,1% dos postos de atendimento em menos de dois anos.
Após analisar os números, os representantes do Procon orientaram pela formalização da denúncia junto ao órgão através de ofício.
“Realizamos uma importante reunião hoje com os representantes do Procon e levamos os dados sobre o número de agências fechadas e o total de clientes impactados. Eles demonstraram que entendem a preocupação com a situação, que impacta diretamente uma quantidade muito grande de consumidores em toda a Bahia. Vamos formalizar a denúncia até sexta-feira”, informou a presidente da Feebbase, Andreia Sabino.
Além de Andréia, participaram também da reunião o presidente do Sindicato da Bahia, Elder Perez; e os representantes das comissões de Organização dos Empregados (COEs) do Bradesco, Ronaldo Ornelas; do Itaú, Luciana Dória; e do Santander, José Antônio dos Santos.