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9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Clientes insatisfeitos com descumprimento da lei dos 15 minutos


Todo mês é a mesma coisa. Os problemas no atendimento dos bancos lideram o ranking das reclamações no Banco Central. Em média, mais de 700 queixas, entre as milhares que chegam ao órgão, são classificadas como procedentes. O mau-trato aos clientes contrasta com os crescentes lucros acumulados pelas instituições financeiras.


Em Salvador, uma das queixas mais freqüentes é contra as filas para o atendimento nos caixas, que consomem muito mais do que os 15 minutos determinados pela Lei municipal 5.978/01, de autoria do então vereador Daniel Almeida (PCdoB).

Embora em vigor desde 2001, a Lei dos 15 Minutos - como ficou conhecida -, ainda é desrespeitada pelos bancos. Mas, a chefa de Fiscalização da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Rose Estrela, avisa que essa realidade está mudando pois a Prefeitura intensificou a fiscalização a partir de julho deste ano (veja a tabela), com a criação de uma equipe exclusiva para este trabalho.


As visitas às agências bancárias para inspecionar o tempo de atendimento aos clientes agora são diárias. Decreto municipal recente determinou ainda a integração de três órgãos para a fiscalização, envolvendo a própria Codecon, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).


FISCALIZAÇÃO DA LEI DOS 15 MINUTOS NAS AGÊNCIAS


MÊS - VISTORIAS - AUTUAÇÕES

Jan. 19 03

Fev. 04 02

Mar. 08 00

Abr. 01 00

Mai. 08 00

Jun. 04 00

Jul. 58 03

Ago.(*) 35 22


Fonte: Codecon

(*) Números totalizados até o dia 17 de agosto.

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