Clientes insatisfeitos com descumprimento da lei dos 15 minutos
Todo mês é a mesma coisa. Os problemas no atendimento dos bancos lideram o ranking das reclamações no Banco Central. Em média, mais de 700 queixas, entre as milhares que chegam ao órgão, são classificadas como procedentes. O mau-trato aos clientes contrasta com os crescentes lucros acumulados pelas instituições financeiras.
Em Salvador, uma das queixas mais freqüentes é contra as filas para o atendimento nos caixas, que consomem muito mais do que os 15 minutos determinados pela Lei municipal 5.978/01, de autoria do então vereador Daniel Almeida (PCdoB).
Embora em vigor desde 2001, a Lei dos 15 Minutos - como ficou conhecida -, ainda é desrespeitada pelos bancos. Mas, a chefa de Fiscalização da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Rose Estrela, avisa que essa realidade está mudando pois a Prefeitura intensificou a fiscalização a partir de julho deste ano (veja a tabela), com a criação de uma equipe exclusiva para este trabalho.
As visitas às agências bancárias para inspecionar o tempo de atendimento aos clientes agora são diárias. Decreto municipal recente determinou ainda a integração de três órgãos para a fiscalização, envolvendo a própria Codecon, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp).
FISCALIZAÇÃO DA LEI DOS 15 MINUTOS NAS AGÊNCIAS
MÊS - VISTORIAS - AUTUAÇÕES
Jan. 19 03
Fev. 04 02
Mar. 08 00
Abr. 01 00
Mai. 08 00
Jun. 04 00
Jul. 58 03
Ago.(*) 35 22
Fonte: Codecon
(*) Números totalizados até o dia 17 de agosto.