Menu
redes sociais 2023

5º Congresso da CTB Sergipe elege nova direção

Reafirmando os princípios do sindicalismo classista, nesse sábado (24), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB-SE) realizou seu 5º Congresso Estadual. O evento elegeu o carteiro aposentado e veterano sindicalista José Aparecido Santos como presidente e para a vice-presidência foi eleita uma dirigente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de Sergipe (Fetase), Ana Paula. Durante o congresso, os cetebistas celebraram a adoção da paridade de gênero na composição da nova diretoria, que terá 46 membros, sendo 23 homens e 23 mulheres, reforçando o compromisso da CTB-SE com a igualdade e a democracia interna.

2025 congresso ctb sergipe c4f7c

Realizado na forma híbrida, a partir do auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), o Congresso reuniu delegados e dirigentes de diversas entidades sindicais: Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE), Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Rural (Sinter), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintasa), Sindicato dos Enfermeiros (Seese), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de Sergipe (Fetase), Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos de Sergipe (Sintrase), Sindicato dos Radialistas de Sergipe (Sintert) e Sindicato dos Comerciários de Nossa Senhora de Socorro.

A mesa foi conduzida pelos anfitriões do evento: os ex-presidentes da CTB/SE, Adêniton Santana e Edval Gois, ao lado do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Adilson Azevedo. Também estava na mesa solene um repreentante da Fetase, José Carlos de Jesus.

Presença das centrais

O Congresso também foi marcado por uma demonstração de unidade da classe trabalhadora, com as presenças dos presidentes das centrais sindicais Ronildo Almeida (União Geral dos Trabalhadores - UGT), Roberto Silva (Central Única dos Trabalhadores - CUT) e Airton Paula Souza (Central Sindical e Popular - Conlutas). O presidente do Sindicato do Fisco de Sergipe (Sindifisco/SE), José Antônio dos Santos, também prestigiou o evento.

A intensa programação reforçou o compromisso da central com o fortalecimento da luta sindical em Sergipe. A abertura do congresso foi marcada por um café da manhã de recepção, seguido da cerimônia oficial. Um dos primeiros atos do evento foi a leitura e votação do regimento interno, momento que deu início aos debates estratégicos do dia.

Intervenções e Novas Secretarias

Entre os destaques da programação, estiveram as análises de conjuntura política: O secretário Nacional de Relações Internacionais da CTB, Nivaldo Santana apresentou uma reflexão sobre os desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional, enquanto Edival Gois conduziu uma avaliação da situação política e social no contexto local.

Outro ponto de relevância foi a apresentação do balanço político da CTB-SE, seguida da votação e aprovação de mudanças no Estatuto da entidade. Entre as alterações aprovadas, estão a criação da Secretaria de Diversidade LGBT+ e da Secretaria da Terceira Idade, sinalizando o compromisso da central com a inclusão e representatividade.

Para um mandato de quatro anos, o novo presidente da CTB/SE, José Aparecido, em seu discurso de posse, destacou o papel colaborativo da central. "Tentarei fazer o melhor, junto com nossos sindicatos filiados, para defender os direitos dos trabalhadores. A CTB não interfere nas decisões dos sindicatos, mas contribui para que a luta seja vitoriosa", afirmou.

O 5º Congresso Estadual da CTB Sergipe reafirmou a central como um espaço essencial de articulação, fortalecimento e apoio às entidades sindicais filiadas, projetando novas estratégias para a valorização dos trabalhadores e trabalhadoras sergipanos.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar