Menu
redes sociais 2023

Acordos garantem direitos dos trabalhadores do BNDES

Os representantes dos empregados e do BNDES assinaram nesta segunda-feira (29/9) dois acordos que garantem direitos dos trabalhadores. O primeiro é um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários que estende aos funcionários do BNDES o direito à complementação salarial quando uma pessoa está afastada para tratamento de saúde. O segundo, regulariza o trabalho remoto, permitindo que se trabalhe dois dias na semana em home office.

29.9 assinatura acordos no bndes ac607

A adesão do BNDES à cláusula 29 da CCT dos bancários vai garantir a complementação salarial do valor pago pelo INSS para os novos empregados que se afastarem para tratamento de saúde. Para os empregados com mais tempo de banco, a complementação já é feita pela Fundação de Assistência e Previdência Social (Fapes) do BNDES.

O Acordo de Jornada de Trabalho (AJT) é a regularização da possibilidade de trabalho híbrido, com dois dias em home office, como já vem acontecendo atualmente. Com a assinatura do AJT, o trabalho remoto no BNDES está garantido por mais dois anos, até o término da vigência do acordo.

A assinatura dos acordos é mais uma vitória da luta dos bancários e da reabertura da negociação com a direção do BNDES, que foi fechada no governo anterior.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar