Assaltos a bancos assustam clientes e funcionários
A falta de investimento em segurança e o baixo contingente policial são as principais causas para o aumento do índice. Em 2010, por exemplo, foram 10 assaltos em Salvador e Região Metropolitana e 50 no interior, aumento de 30% em relação a 2009. Os dados são da Cedep (Centro de Documentação e Estatística Policial).
Se contados os casos de saidinha bancária, os números são bem superiores. No ano passado, a 16ª CP (Companhia de Policia) registrou 72 casos nas regiões do Iguatemi, Itaigara, Pituba e Caminho das Árvores, média de seis por mês. No entanto, os números estão distante da realidade, já que nem todo mundo presta queixa.
O Sindicato da Bahia cobra dos bancos investimento em segurança nas agências. Em dezembro, a entidade participou de audiência pública na Câmara Municipal para apresentação do Projeto de Lei que prevê a instalação de equipamentos para separar os clientes em atendimento, portas giratórias na entrada dos caixas eletrônicos e a instalação de câmeras fora das agências.
Multas
Nos últimos anos, o descaso dos bancos com a segurança nas agências vem rendendo pesadas multas. Em 2009, as instituições financeiras foram penalizadas em quase R$ 16 milhões. Apesar de os dados de 2010 ainda não terem sido divulgados, a estimativa é de que o valor fique bem próximo ao de 2009.
Fonte: Sindicato da Bahia

