Menu
redes sociais 2023

Audiência na DRT sobre o trabalho aos sábados no BB

Os representantes dos sindicatos dos bancários da Bahia e Feira de Santana, da Federação e do Banco do Brasil participaram hoje (15), pela manhã, de uma audiência na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Salvador, para tratar do trabalho aos sábados no Posto SAC do BB em Feira de Santana. O banco quer legalizar a todo custo o funcionamento aos sábado no Posto SAC, em virtude do compromisso assumido com o governo do estado na migração das contas do Bradesco para o BB. Entretanto, conforme a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o sábado é dia útil não trabalhado pela categoria bancária. Os sindicalistas mantiveram-se firmes diante do cumprimento da lei, ou seja, bancário não trabalha aos sábados.

Durante o encontro, a DRT propôs um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para que o banco pudesse funcionar aos sábados, concedendo algumas "vantagens" a seus funcionários que trabalhem neste dia, o que foi veementemente recusado pelos representantes dos bancários. A maior preocupação é que esta situação venha precarizar ainda mais a relação de emprego, sobretudo no BB, onde os trabalhadores têm sua jornada extrapolada continuamente sem o devido ressarcimento, além de outras irregularidades. 

Desta forma, o impasse prevalece entre o BB e o movimento sindical. Resta agora à DRT se posicionar sobre a legalidade ou ilegalidade da abertura do Posto SAC do banco em Feira de Santana aos sábados. Cabe salientar que os bancários ficarão vigilantes e atentos para não permitir que o BB não cometa arbitrariedades e os bancários não trabalhem aos sábados. Estiveram presentes na reunião, Eliezer Ferreira, presidente do SEEB-Feira de Santana; Rubenilson Mascarenhas, diretor do SEEB-Feira de Santana; Olivan Faustino e Humberto Almeida, diretores do SEEB-BA; e José Antônio dos Santos, diretor da Federação.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar