Bancários de Feira realizam manifestação contra demissões
Nesta terça-feira (21/3), bancários de Feira de Santana estiveram na rua Conselheiro Franco entre as agências do Bradesco e Itaú realizando uma manifestação contra demissões no setor.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, Eritan de Carvalho, informou que a manifestação visa garantir o direito dos clientes de acessarem as instituições financeiras, para terem seus serviços atendidos. “Visa também resguardar os empregos dos bancários, porque os bancos passaram a adotar uma política de autenticação mínima, ou seja, o Bradesco, por exemplo, só quer dar 100 autenticações por dia. Com isso, os funcionários são obrigados a expulsar os clientes do interior das agências, negando o atendimento. Os banqueiros que só enxergam números diante de si, acham que não possuem demanda, porque as autenticações caíram, o resultado óbvio desse processo é a elevação do número de demitidos. Nosso maior desafio é garantir os direitos da categoria e que tenhamos bancários menos adoecidos no ambiente de trabalho”, disse.
Outro ponto que foi defendido durante a manifestação, é a redução da taxa básica de juros (Selic). Definido pelo Banco Central (BC), o índice está em 13,75% ao ano – o mais alto do mundo.
O presidente do sindicato ainda destacou que a população também pode denunciar situações sobre o atendimento das agências ao Banco Central. “Estamos numa campanha para alertar a população de que ela deve exigir seu direito, ligando para a ouvidoria do Banco Central, através do número 145, e denunciar os bancos que negam os atendimentos nos caixas e, dessa forma, fazer com que os bancos, que lucram bilhões por ano, contratem mais funcionários, para darem um atendimento humanizado à população.
Isso está acontecendo em quase todos os bancos.
Nós começamos o movimento no centro financeiro de Feira de Santana, que é a Conselheiro Franco, entre as duas maiores agências de bancos privados da cidade, que são o Bradesco e o Itaú, mas essa denúncia é para todas as agências de Feira. É preciso que os bancos mudem essa postura, virem essa chave, que contratem mais funcionários, até porque os bancos figuram no topo das reclamações do Procon e do Banco Central.” Concluiu Eritan!
Fonte: Sindicato dos Bancários de Feira de Santana.

