Bancários entregam minuta de reivindicações ao Santander
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander entregou a minuta de reivindicações específica à direção do banco na manhã desta segunda-feira (10/6), em São Paulo. O documento foi aprovado no Encontro Nacional realizada no dia 6 de junho.

O encontro de hoje foi o primeiro passo para o início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos trabalhadores do banco – aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária, que ficará em vigência no biênio 2024-2026.
Na reunião, os representantes dos bancários fizeram uma apresentação da minuta que é composta por três blocos: o primeiro são das cláusulas vigentes do acordo atual, que tem duração até 31 de agosto de 2024; o segundo bloco são das cláusulas oriundas dos funcionários e funcionárias do banco Banespa; e o terceiro são de cláusulas novas, construídas para encaminharmos as discussões e também as negociações para a renovação da minuta deste ano.
Junto com a minuta, os trabalhadores entregaram também ao banco um pré-acordo, assinado por todas as federações sindicais que compõem a Contraf e inclui Feeb-MTS e a Afubesp, para garantir a manutenção de todos os direitos e conquistas do acordo vigente, tanto nas cláusulas sociais e econômicas quanto nas sindicais, até a assinatura de um novo acordo.

Integrante da COE Santander, o vice-presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, José Antônio dos Santos, participou da entrega da minuta. Na mesa, ele falou da importância da manutenção do acordo aditivo do Santander e das conquistas adquiridas pelos trabalhadores ao longo do tempo. “O nosso acordo é fruto de muita luta e tem inclusive algumas cláusulas, que vão muito além da convenção coletiva de trabalho dos bancários. Esperamos que o banco atenda às reivindicações da nossa minuta e também acate o protocolo que foi entregue, para a manutenção das cláusulas, enquanto não se renovar o próprio acordo”, ressaltou.
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, também participou da entrega da minuta ao Santander.

