Menu
9º Encontro da Juventude Bahia e Sergipe

Bancários participam da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Os bancários também contribuíram com os debates da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que aconteceu entre segunda e quinta-feira (15 e 19/9), em Brasília (DF). O evento, realizado após 7 anos, reuniu 1,7 mil delegados eleitos em todo o país, 200 convidados e 50 observadores.

5 conf nac combate ao racismo dd392

A abertura contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que fez uma saudação emocionada aos delegados e delegadas. “Feliz é o presidente que tem um povo como vocês que, se não acreditassem naquilo que sonham, não teríamos feito uma conferência como essa que temos hoje aqui. O Estado não pode ser neutro. É preciso assegurar oportunidades na busca por melhores condições de vida, precisamos dar início a uma reparação histórica" disse o presidente Lula (PT).

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial", a 5ª Conapir teve o objetivo de estruturar políticas de superação de desigualdades, de enfrentamento ao racismo e de promoção do desenvolvimento socioeconômico justo e diverso, no país que teve cerca de 350 anos de escravidão de pessoas negras.

5 conf nac combate ao racismo 2 b6270

A diretora de Gênero da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Nancy Andrade, participou da Conferência, juntamente com o diretor do Sindicato da Bahia Jerônimo Silva Júnior, que é secretário nacional de Combate ao Racismo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

“Esta Conferência reuniu pessoas de todo o Brasil para debater propostas para que nós, população negra, sejamos respeitados, para que tenhamos acesso até a questão da reparação histórica. Também para promover ações afirmativas e políticas sociais para a nossa população, que é tão marginalizada e que está jogada à sua própria sorte. Então, é um momento muito importante e eu tenho muita esperança de que possamos sair dessa Conferência mais fortes e mais conscientes de que precisa de uma participação conjunta de todos nós, de toda a população negra, para que possamos ter oportunidades qualificadas”, ressaltou a diretora da Feebbase, Nancy Andrade.

Para o secretário nacional de Combate ao Racismo da CTB, Jerônimo Silva Jr, a Conferência simboliza a retomada histórica da participação da sociedade nas demandas por políticas públicas de igualdade racial. "A temática racial e a institucionalização das políticas voltadas para a superação das desigualdades raciais são fundamentais para o momento que requer firmeza na tese de não há democracia com um estado não atuante no combate ao racismo e todas as formas correlatas de discriminação. A partir desta conferência, o Brasil tem que avançar ainda mais. Infelizmente ainda somos maiores vítimas de letalidade policial e da lógica perversa da guerra às drogas, que só mata preto e pobre", destacou.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar