Menu
Outubro Rosa 2022

Banco do Brasil credita primeira parcela da PLR


Funcionários devem estar atentos a mudanças na nomenclatura adotada pelo banco.


São Paulo - O Banco do Brasil creditou a primeira parcela da participação no lucro e no resultado referente ao primeiro semestre de 2007, na sexta-feira, dia 12. O acordo, assinado no dia 11, valerá também para a segunda parcela, que será paga após o fechamento do balanço de 2007.


"Os funcionários devem estar atentos, pois foram alterados os nomes das verbas da PLR", alerta o funcionário do BB e diretor do Sindicato Ernesto Izumi. A nova nomenclatura é Parcela Fenaban (que corresponde a 40% do salário mais R$ 439), Parcela BB Fixa (4% do lucro líquido, distribuídos linearmente para todos e que equivale a R$ 1.169 neste semestre) e Parcela BB Variável (corresponde ao antigo módulo ATB e complementa as outras parcelas até completar os valores divulgados pelo banco).


Os dias paralisados (7 e 23 de maio) foram descontados no pagamento da PLR. "A reclassificação para falta greve ainda não ocorreu e nova negociação será marcada para discutir a questão", diz o dirigente sindical.


Em caso de dúvidas, envie e-mail para o Sindicato informando a matrícula, o nome, o cargo/comissão (com o código), a localização, o valor da parcela Fenaban, o valor da parcela BB Fixa, o valor da parcela BB variável e os períodos dos motivos de exclusão ou do não-pagamento. Todos os dados estão disponíveis no sistema do banco (Sisbb).


Evolução - A PLR dos funcionários do BB vem sendo melhorada desde 2003, quando ela foi paga pela primeira vez. Antes havia um programa próprio, no qual a direção do banco definia, sem negociação com os bancários, a forma de pagamento e beneficiava quase que exclusivamente os maiores salários.


Em 2005 foi conquistada a distribuição de 4% do lucro líquido linearmente para os funcionários, beneficiando os menores salários. Já em 2006, os comissionados de menor nível hierárquico das agências passaram a ter uma parcela variável melhor e um parâmetro que garantia o pagamento nos casos em que o ATB não fosse atingido.


"Agora, houve melhoria para quase 20 mil funcionários comissionados de menor nível hierárquico de agências e de departamentos, que antes não recebiam o valor variável" diz Ernesto.


Danilo Pretti Di Giorgi

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar