Menu
Outubro Rosa 2022

BNB: Assinado acordo coletivo 2007-2008

Na última sexta-feira, dia 07 de março, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, e dos representantes do funcionalismo, foi assinado o acordo coletivo 2007-2008. O encontro foi transmitido pelo sistema de vídeo-conferência.

O corpo funcional aguardava a assinatura do acordo há cerca de quatro meses, quando foram encerradas as negociações da campanha salarial e assinados o aditivo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o termo de ajuste preliminar do acordo coletivo. Outras instituições oficiais, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, foram tempestivas neste ponto.

Para o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Sérgio Braga, o BNB é uma instituição muito cara ao povo nordestino e merece mais respeito. "Não se pode culpar o DEST [Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais] por tudo. Ele existe porque foi criado. Por isso, o Banco deve reforçar sua autonomia perante o Governo Federal", declarou. Segundo Braga, o BNB já obteve avanços, mas os trabalhadores devem continuar a luta, porque ela vale a pena. "E não só para salvaguardar o BNB e torná-lo forte, mas também pela ampliação de direitos", completou.

Em sua fala, o presidente do BNB, Roberto Smith, cumprimentou as entidades e destacou que é o valor do funcionalismo que faz o capital do Banco do Nordeste. E, no que se refere ao fortalecimento da Instituição, "não há mesa do lado de cá e do lado de lá". Já o diretor Administrativo do Banco, Osvaldo Serrano, afirmou seu compromisso em manter o diálogo com os representantes dos funcionários. "Vou priorizar, em minha agenda, a participação nas negociações na mesa permanente", informou.

Saiba mais - Com a assinatura do acordo coletivo, fica liberada a concessão do empréstimo de férias para os funcionários admitidos após 1988, bem como a possibilidade de indenização das cinco folgas anuais. Isto significa uma conquista no campo da isonomia, mas a AFBNB espera que outros benefícios, ainda não conquistados, sejam alcançados nas próximas negociações. Um exemplo é o auxílio material escolar.

Os funcionários que já gozaram férias a partir de 1º setembro poderão requerer o benefício do empréstimo de férias a partir de agora. A Superintendência de Desenvolvimento Humano sairá com uma orientação aos funcionários, via e-mail, sobre esta questão.

Participantes - Representando os funcionários estiveram presentes Sérgio Braga (Contraf-CUT); José Frota de Medeiros (AFBNB); Francisco Ribeiro de Lima (SEEB-RN); Galindo Primo (SEEB-BA); Jairo França (SEEB-AL); Ribamar Pacheco (FETEC-NE); Tomaz de Aquino, Océlio Silveira, Carmen Araújo e Pedro Moreira (SEEB-CE). Pelo Banco, também participaram Eliane Brasil (Super-DH); Zilana Ribeiro (Ouvidoria); Sydrião Alencar (ETENE) e Robério Gress (GAPRE).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar