Caixa e Funcef propõem mudanças que reduzem direitos
A Caixa Econômica Federal e a Funcef apresentaram, nessa última terça-feira (14/05), uma proposta para reduzir as contribuições extraordinárias dos participantes do REG/Replan Saldado. A medida, resultado de um Grupo de Trabalho entre as duas entidades, inclui a ampliação do prazo de pagamento e a unificação dos três equacionamentos vigentes. Em troca, a proposta prevê a retirada de vários direitos dos beneficiários.
Entre os direitos a serem retirados estão a redução da pensão de 80% para um valor menor, a limitação da pensão para filhos até 21 anos, o fim do Auxílio Pecúlio, e outras mudanças que afetam os benefícios dos participantes. A contrapartida da Caixa seria antecipar sua parte no equacionamento, totalizando R$ 2,921 bilhões, enquanto as contribuições extraordinárias dos participantes seriam reduzidas de 19,16% para 10,25%.
A proposta tem gerado descontentamento no movimento sindical, que critica a exclusão de pontos importantes, como o contencioso e a alteração da taxa de juros da meta atuarial, das negociações.

