Menu
redes sociais 2023

Casa da Moeda anuncia demissão de funcionários com mais de 70 anos

Os trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil realizam uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (5/6), em protesto contra a decisão da empresa de demitir todos os funcionários com 70 anos ou mais. Eles fazem ainda uma mobilização na portaria da estatal, no Rio de Janeiro, contra a medida preconceituosa da direção.

O Sindicato Nacional dos Moedeiros destaca que os trabalhadores atingidos não terão sequer a possibilidade de aderir ao próximo Plano de Demissão Voluntária (PDV), o que evidencia a falta de sensibilidade e a intransigência da atual gestão da empresa — a mesma que, em 2018, promoveu a demissão sumária de 212 trabalhadores.

Entre os atingidos estão moedeiros e moedeiras que foram anistiados pelo Governo Lula, mas ainda não tiveram seu tempo de contribuição reconhecido, o que os impede de requerer aposentadoria. A medida, portanto, impõe um duplo prejuízo: o desligamento forçado e a negação do direito à aposentadoria.

Além da ofensiva contra os trabalhadores mais velhos, a gestão da Casa da Moeda vem acumulando decisões lesivas aos direitos da categoria, como: a recusa em discutir a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS); o congelamento das progressões com impacto de apenas 0,17%; o desequilíbrio no custeio do plano de saúde, com maior ônus para o trabalhador e o descumprimento da CLT quanto ao direito à hora reduzida.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar