Dieese: 83,3% dos reajustes salariais de dezembro ficaram acima da inflação
De acordo com o Dieese, 83,3% dos reajustes salariais com data-base em dezembro tiveram ganhos acima da inflação. Os demais 16,7% dos acordos que não chegaram a obter ganhos acima da inflação tiveram, ao menos, a recomposição das perdas passadas e nenhum teve reajustes abaixo do INPC.
Na análise de todo o ano de 2023, 77% dos resultados registrados alcançaram ganhos acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), medido pelo IBGE. O dado é positivo e mostra um incremento na renda de parte dos trabalhadores brasileiros, em consonância com a melhora que o cenário econômico vem mostrando desde o ano passado.
Entre dezembro e janeiro, o setor econômico que registrou o melhor desempenho no que diz respeito à conquista dos ganhos acima da inflação pelos trabalhadores foi a indústria, com 82,2% dos reajustes, seguida pelo de serviços, 79%, e comércio, com 56,4% dos casos. Em relação aos reajustes salariais abaixo do INPC, indústria e comércio apresentam percentuais parecidos (cerca de 5% cada), enquanto nos serviços, o valor foi ligeiramente maior (6,7%). Até o momento, não houve registro de reajustes parcelados em dezembro.

