Menu
redes sociais 2023

Diretoria da Federação discute crise econômica e sindicalismo

reuniaodiretoriaA Diretoria eleita da Federação discutiu ontem (08/01), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, a crise econômica internacional e seus reflexos no Brasil e os desafios para o sindicalismo classista. Sobre a crise, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) afirmou que é originária da falta de controle do Sistema Financeiro mundial e das políticas neoliberais implantadas pelos países desenvolvidos. Para o deputado, diante da crise os trabalhadores devem ter uma posição ativa pela defesa de seus direitos e conquistas.  

Emanoel Souza, presidente eleito da Federação, falou sobre os reflexos da crise no Brasil: "Nenhuma categoria será capaz de enfrentar as consequências da crise sozinha. Agora, mais do que nunca, fica evidente a necessidade de uma posição classista, que una todas as categorias em torno do mesmo objetivo", declarou. Já Everaldo Augusto, dirigente nacional da CTB, expressou que o movimento sindical classista deve entrar na luta contra a crise reafirmando alguns princípios, como uma ação sindical que objetiva a transformação social.


Os dirigentes sindicais presentes criticaram a política de manutenção dos juros altos, adotada pelo Banco Central, e reforçaram a necessidade de mudanças, inclusive a saída de Henrique Meireles. A reunião prossegue nesta sexta-feira com apresentação das propostas dos departamentos, construção do plano de ação para 2009 e a posse da nova diretoria, à noite, no Ginásio dos Bancários.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar