Menu
Campanha Salarial 2026

Encontro rejeita proposta de Plano de Funções da Caixa

O Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da Caixa, realizado na última sexta-feira (18), em São Paulo, rejeitou por unanimidade o Plano de Funções Gratificadas (PFG) do banco. Na avaliação dos dirigentes, há vários itens do PFG que são prejudiciais aos trabalhadores, como: - Retaliação nas regras de transição (exclusão de quem não saldou o REG/Replan);

- Redução de jornada com redução de salário;

- Manutenção de jornada de 8h para funções de gestão e jornada aberta para chefes de unidades;

- Crescimento horizontal por meio do CTVA e por avaliação de mérito.

Os dirigentes discutiram também no encontro os critérios de promoção por merecimento, o Saúde Caixa e o calendário de mobilização.

Proposta de PGF

O plano da Caixa propõe 15 níveis, com 15% de diferença entre eles, e acaba com as classes de filiais e mercados. Além disso, altera a nomenclatura dos cargos e os agrupa reduzindo de 119 para 56 funções mantendo os quantitativos. Também realinha os cargos hierarquicamente de acordo com a complexidade, a responsabilidade e as atribuições.  Os empregados migrarão do PCC para o PFG de maneira automática no cargo correspondente. Nesse processo de migração poderá ocorrer redução de remuneração básica, tendo em vista a reclassificação.

Para garantir a irredutibilidade negociada na campanha salarial de 2009, a empresa propôs a criação do mecanismo APA - Adicional Provisório de Ajuste do PFG. A Caixa, porém, vincula a implantação do PFG à solução das jornadas da carreira técnica, reduzindo de 8 para 6 horas com redução proporcional do salário. Segundo o acordo aditivo firmado em 2008, a implementação do PFG deveria acontecer, no máximo, no fim deste ano, mas a empresa já projeta que isto pode só ocorrer no 1º trimestre do ano que vem com efeito retroativo até a data da redução da jornada.

Proposta dos sindicatos

No encontro, os dirigentes sindicais da Caixa reafirmaram a proposta dos trabalhadores apresentada em julho, principalmente, em relação aos seguintes pontos:

- Jornada de 6 horas para todos os empregados sem diminuição do salário;

- Extinção dos mercados B e C, com adoção dos valores do mercado A, e das filiais 2 e 3, com adoção dos valores das filiais 1;

- Não permitir discriminação em relação aos empregados que permaneceram no REG/Replan não saldado ou no antigo PCS;

- Critérios de comissionamentos e descomissionamentos.

Além disso, os dirigentes também aprovaram orientação aos conselheiros deliberativos eleitos da Funcef a votarem contra a reabertura do saldamento do REG/Replan.

Orientações

Para que os trabalhadores da Caixa conquistem um PCC digno, os sindicatos devem se envolver no processo de negociação permanente, com discussões nos locais de trabalho e mobilização dos bancários. Abaixo o calendário de lutas dos funcionários da Caixa aprovado no encontro:

Calendário de luta

12 de janeiro, aniversário da Caixa: Dia Nacional de Luta em defesa do modelo de PCC aprovado pelos empregados.

27 de janeiro: Dia Nacional de Luta de lançamento da campanha pela isonomia, sob a bandeira "2010, o ano da isonomia".

Primeira quinzena de abril: Encontro Nacional de avaliação da campanha pela isonomia.

Saúde Caixa: abaixo-assinado pela criação de estruturas em cada estado para cuidar especificamente do Saúde Caixa e da saúde do trabalhador, desvinculada da Gipes (gerência de pessoal de filial) e subordinada diretamente à Gesad (Gerência Nacional de Saúde)

Segunda quinzena de maio: Indicativo de realização do Conecef.


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar