Entidades debatem Previdência Social em Salvador
População e entidades debatem a Previdência Social |
O auditório do Ministério Público do Trabalho, em Salvador, foi palco na última quinta-feira (19/07) do Seminário da Previdência Social, organizado pelo Ceapler e pelo Coletivo de Saúde da CUT, com o apoio de diversas entidades. O objetivo do encontro foi discutir com a sociedade os rumos da Previdência, e contou com duas mesas de debates: uma sobre a Reforma da Previdência e outra sobre Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário. As mesas foram mediadas por Fernando Dantas, bancário, e Francisco Silva, da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, e contaram com representantes de diversos órgãos e entidades.
"É muito importante a participação do movimento sindical nas discussões acerca da formulação da política previdenciária, uma vez que a Previdência é pública", disse Alessandra Albuquerque, representante do INSS, na abertura do evento. Ela foi uma das representantes de órgãos governamentais que compareceram ao evento para debater com a população, que compareceu em grande número.
Na primeira mesa de debate, os participantes falaram da importância da Previdência para o povo e para a economia brasileira, e das perigosas mudanças que podem ocorrem caso essa reforma seja aprovada. Gilson Oliveira, presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia, emocionou os presentes e foi aplaudido de pé após discurso sobre as contribuições que a Previdência deu, e continua dando, para progresso do país.
Ele defendeu a criação de Banco Nacional da Previdência, de uma Previdência Complementar - para aqueles que recebem acima do teto estipulado possam receber uma aposentadoria compatível, e uma direção quadripartite da instituição - divida entre governo federal, trabalhadores ativos, aposentados e um conselho de técnicos.
O Nexo Técnico Epidemiológico, foi apresentado por Maria Maemo, da Fundacentro (SP), e por José barberino, do Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários. "A quantidade de pessoas e o número de entidades que participaram do seminário enriqueceram os debates.