Federação e SBBA se reúnem com gerente do INSS em Salvador
A saúde da categoria é tema da atuação constante da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) e do Sindicato da Bahia. Nesta quinta-feira 24/7), dirigentes das entidades se reuniram com o gerente Executivo do INSS em Salvador, Ygor de Jesus Sousa, para tratar dos problemas enfrentados pela categoria, em relação ao atendimento do INSS, principalmente, quanto à concessão dos benefícios por incapacidade.
Neste encontro, os diretores de Saúde da Federação e do Sindicato, Alan Gomes e Célio de Jesus, respectivamente, trataram, especialmente, do indicador de reintegração no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que tem acarretado grandes problemas para os bancários, pois o sistema não consegue identificar o tempo de serviço posterior à reintegração, gerando a falsa informação de que o trabalhador não tem qualidade de segurado para o benefício requerido.
O gerente do INSS informou que se trata de um problema sistêmico e a autarquia já demandou à Dataprev a adoção de medidas para solucionar a questão, mas ainda está na pendência de retorno desta empresa, sem previsão de solução. Esclareceu, ainda, que essa análise da qualidade de segurado é feita pelo serviço de automação, motivo pelo qual muitas vezes há o indeferimento sem a abertura de cumprimento de exigência.
Enquanto a situação não se resolve, o Sindicato e a Federação orientam que o bancário prejudicado protocole um pedido de revisão administrativa no INSS e busque atendimento também no sindicato de sua cidade.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais também entregaram ao gerente do INSS um ofício relacionando as principais dificuldades vivenciadas pelos bancários. Ele se comprometeu a examinar o conteúdo do documento e, posteriormente, agendar outras reuniões para debater os temas.
Além de Alan Gomes e Célio de Jesus, também estiveram presentes à reunião a advogada do Sindicato da Bahia Ângela Mascarenhas e a médica do trabalho Suerda Fortaleza.