Feebbase participa do Seminário Jurídico Nacional
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebbase) participou do Seminário Nacional de Organização do Ramo Financeiro – Aspectos Jurídicos, que foi promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), na quarta e quinta-feira (20 e 21/3). A entidade foi representada pelo diretor para Assuntos Jurídicos, Claudevir Moraes.

O evento contou com a participação de lideranças sindicais da categoria bancária, técnicos e de assessores jurídicos, que debateram o cenário do momento, os desafios enfrentados e as ações que devem ser adotadas pelo movimento sindical na organização do ramo financeiro.
Durante o seminário, o economista e técnico do Dieese Gustavo Cavarzan apresentou o quadro atual do ramo financeiro; o dirigente da CUT Nacional Eduardo Guterra tratou da organização do movimento sindical como um todo, por ramos de atividades; Ivone Colombo, Presidenta do Sindicato dos bancários de Rondônia, trouxe detalhes do caso de sua base, onde o ramo financeiro tem alto índice de sindicalização; e o professor-doutor Marcello Rodrigues de Azevedo, aposentado do Banco do Brasil, traçou um panorama da luta da categoria bancária desde a Constituição Federal de 1988.
Na parte jurídica, especificamente, o assessor jurídico da Central Única dos Trabalhadores (CUT), José Eymard, tratou os desafios da legislação brasileira para a organização do ramo financeiro. O advogado citou como referência a trajetória exitosa de organização da Contraf.
“Estamos avaliando todos os aspectos jurídicos, vamos debater com os sindicatos filiados a nossa Federação e apontar caminhos para avançarmos na luta pela representação do ramo financeiro”, ressaltou o diretor para assuntos jurídicos da Feebbase, Claudevir Moraes.

