Itaú: mobilização pelo plano de saúde dos aposentados
Como celebração pelo dia dos aposentados, bancários de todo o Brasil participaram de uma mobilização nas redes sociais no fim da manhã desta sexta-feira (24/1), usando a hashtag #AposentadosMerecemRespeito.

Um dos objetivos principais da mobilização foi chamar à atenção para a situação vivenciada pelos funcionários aposentados o Itaú, que estão em campanha para que o banco garanta condições dignas para a manutenção do plano de saúde.
Depois do término do perÃodo de manutenção da contribuição do banco, garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho, os aposentados passaram a enfrentar dificuldades financeiras devido à migração obrigatória do plano familiar para um individual, sem subsÃdio do Itaú.
O valor do plano individual chega a R$ 1.929 por pessoa, o que pode resultar em uma despesa de quase R$ 4 mil por casal, impondo um fardo insustentável para muitos.
Outro problema é a falta de transparência nos valores cobrados. Conforme a lei nº 9.656/98, trabalhadores podem manter o plano de saúde empresarial após 10 anos de contribuição, desde que arquem com a mensalidade. Contudo, o Itaú não fornece informações claras sobre o valor de sua contribuição no perÃodo em que os bancários estavam na ativa, aplicando valores de mercado sem justificativa.
As entidades representativas dos bancários reivindicam que o banco abra negociação sobre o tema e já solicitou até a mediação do Ministério Público do Trabalho (MPT), para tentar resolver a situação.

