Itaú responde demandas apresentadas no GT Saúde
A direção do Itaú respondeu, nesta terça-feira (19/8), às reivindicações apresentadas pelos representantes dos funcionários na reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde da semana passada. Os temas abordados incluem clínicas médicas, fornecimento de atestados de saúde ocupacional, acesso a prontuários médicos e melhorias na folha de pagamento.
Uma das principais críticas dos bancários estava relacionada à qualidade do atendimento em algumas clínicas credenciadas. Em resposta, o banco informou que descredenciou quatro unidades por não atenderem às necessidades dos funcionários e que pretende criar salas ocupacionais em diversos estados.
Sobre os atestados de saúde ocupacional, que antes eram enviados apenas por e-mail, o Itaú anunciou que passará a fornecer os documentos originais, atendendo às exigências das perícias do INSS, caso contrário, permanece digital.
No caso do prontuário médico, a exigência de firma reconhecida foi retirada. Agora, bastará uma carta de próprio punho acompanhada de foto do crachá para que o trabalhador tenha acesso às informações.
Outra demanda tratada foi a dificuldade de compreensão das folhas de pagamento. O banco informou que, a partir de agosto, o imposto de renda passará a ser retido no momento do pagamento, evitando descontos acumulados em uma única vez. Além disso, a antecipação salarial será registrada em apenas uma rubrica, o que deve facilitar a leitura e entendimento.
Em relação ao exame de retorno e às faltas injustificadas, o Itaú esclareceu que, ao receber a informação de alta, envia um e-mail ao trabalhador para o agendamento. Os dias entre a alta do INSS e a realização do exame deverão ser abonados pelo gestor. Para evitar atrasos, o banco também enviará notificações 15, 10 e 5 dias antes da alta.
A diretora da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Luciana Dória, considerou o resultado da reunião como positivo. “O banco respondeu à maior parte das nossas reivindicações, sobretudo a retirada da exigência de reconhecer firma na solicitação de prontuários, o que era um completo absurdo, o retorno da entrega do ASO original, sempre que solicitado pelo bancário e não somente o enviado por e-mail e mais transparência na folha de pagamentos dos licenciados quando retornam. Nosso próximo debate será sobre os canais de denúncias que ainda carecem de credibilidade pela maior parte da categoria”, destacou Luciana, que integra a COE Itaú e o GT Saúde.