Menu
Boas festas e feliz 2026

Lula afirma que Brasil está pronto para acabar com a escala de trabalho 6x1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (18/12) que o Brasil já reúne condições econômicas e sociais para encerrar a escala de trabalho 6x1, modelo em que o trabalhador atua por seis dias consecutivos e tem apenas um dia de descanso. Segundo o presidente, não há impedimentos estruturais que justifiquem a manutenção desse formato no país. O tema já é objeto de mais de uma proposta em tramitação no Congresso Nacional, todas com apoio do governo federal. 

Apesar do apoio institucional, Lula afirmou que não pretende encaminhar um projeto de lei de iniciativa do Executivo sem antes receber uma proposta formulada pelo movimento sindical. Segundo ele, a construção deve partir diretamente dos trabalhadores organizados.

 

"Eu não quero tomar iniciativa e mandar projeto de lei do governo. Eu preciso ser provocado. Então, já pedi para os dirigentes sindicais irem à porta da fábrica, fazer proposta, ir ao Conselhão, fazer uma proposta, já que, quando eu a tiver, eu a mandarei para o Congresso Nacional", declarou o presidente.

Lula voltou a afirmar que o país está preparado para a mudança e que não há argumentos contrários consistentes à redução da jornada. "O país está pronto e a economia está pronta para o fim da escala 6x1. Não existe um único argumento que possa dizer que a sociedade brasileira não está pronta", disse.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar