Menu
redes sociais 2023

Muito lucro e pouco emprego

O setor financeiro é o mais lucrativo da economia brasileira, mas os excelentes resultados não se revertem em benefícios para a sociedade, como a criação de empregos. Os bancários somam cerca de 420 mil postos de trabalho. Nos últimos três anos esse número se mantém inalterado, apesar do aumento na concessão de crédito, serviço que demanda a contratação de mais trabalhadores.

Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego revela que os bancos reduzem vagas e extinguem postos de trabalho. Segundo o secretário de Políticas Públicas de Emprego, Sérgio Vidigal, esse cenário é resultado da globalização. “Para reduzir custos e aumentar a produtividade, as empresas estão integrando as equipes”.


Os dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) – censo anual divulgado pelo governo – entre 2003 e 2006 demonstram que das 15 ocupações em queda na geração de empregos, cinco estão diretamente ligados ao setor bancário.


Atualmente, com a globalização, existe uma cultura de investir nos chamados funcionários “multifuncionais”, o que vem contribuindo para a extinção de cargos de gerência e supervisão.

Fonte: SBBA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar